Suporte Nutricional | Oncológico | Bariátrico | Pós Cirúrgico | Idosos 

Talvez você se identifique com os nossos serviços de saúde.

Sabemos das inúmeras evidências científicas que reforçam, a cada dia, a importância da terapia nutricional e do manejo adequado ao paciente hospitalizado e/ou em tratamento medicamentoso em curso. Condições clínicas comumente encontradas nos pacientes polimedicados, como a desnutrição, a caquexia, a sarcopenia e a lesão por pressão, requerem atenção, a fim de auxiliar na prevenção e recuperação, na redução de complicações clínicas, do tempo de internação e de custos hospitalares, possibilitando um melhor desfecho clínico.A modulação metabólica pelos nutrientes é buscar um bom estado de equilíbrio do paciente oncológico, sendo fundamental para a boa resposta ao tratamento e efeito colateral de medicamentos e também quimioterápicos.

Avaliação nutricional pós-quimioterapia

A avaliação nutricional de um paciente que faz quimioterapia é importante para identificar o risco de desnutrição e intervir de forma imediata. A avaliação deve ser feita antes do primeiro ciclo de quimioterapia e, se necessário, repetida em até 15 dias. A quimioterapia pode causar efeitos adversos que levam à desnutrição, como náuseas, vômitos, diarreia, constipação, mucosite, xerostomia e alteração no paladar. A terapia nutricional é importante para evitar a perda de peso e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Mapeamento dos efeitos colaterais

O resultado disso é o aparecimento dos efeitos colaterais, que duram algumas semanas, vários meses, ou podem ser permanentes. a. Extravasamento de drogas. Como as drogas aplicadas são super fortes, não podem extravasar para local indevido, sob pena de destruir totalmente a região.

Interação Medicamentosa

Interação medicamentosa é um evento clínico que acontece quando o efeito de um medicamento é alterado pela presença de outro medicamento, alimentos, bebidas, fitoterápicos ou agentes químicos ambientais. As interações medicamentosas podem aumentar ou diminuir os efeitos de um ou de ambos os medicamentos, e podem causar efeitos adversos ou falha terapêutica. 

Mapeamento Nutricional  Pós-Operatório | Pós Gestação

O "mapeamento nutricional pós-cirurgia" refere-se à avaliação detalhada do estado nutricional do paciente após um procedimento cirúrgico, com o objetivo de identificar necessidades de nutrientes imediatos ( endovenoso ) e/ou adaptar a dieta para promover uma recuperação adequada e prevenir complicações. Isso inclui avaliar o peso, a altura, o consumo alimentar, exames bioquímicos e, em alguns casos, a necessidade de suplementação nutricional. 

Importância:


Prevenção de complicações: A avaliação e o acompanhamento nutricional pós-cirúrgico ajudam a prevenir complicações como desnutrição, infecções e problemas de cicatrização.

Recuperação adequada: A nutrição adequada promove uma recuperação mais rápida e completa, além de fortalecer o sistema imunológico.

Melhora do resultado cirúrgico: A suplementação nutricional no pré e pós-operatório pode ter um impacto significativo no resultado cirúrgico, reduzindo hematomas, edemas e inflamações. Redução de internações: Estudos indicam que o uso de estratégias nutricionais, incluindo suplementos orais, pode diminuir as chances de complicações e reinternações. 

Efeitos Adversos

Os efeitos adversos são um risco inevitável do tratamento medicamentoso. Embora seja impossível ter um conhecimento enciclopédico de todos os efeitos adversos dos medicamentos, os clínicos que os prescrevem devem estar familiarizados com os mais comuns, bem como com as consequências médicas mais graves. Ainda que a FDA exija que a informação sobre o produto contenha os resultados de ensaios clínicos, muitos dos efeitos adversos listados não estão de fato associados de forma causal com a utilização do medicamento, e é comum que os efeitos colaterais não sejam verificados durante os ensaios clínicos. Dessa forma, é importante que os clínicos acompanhem os relatos de efeitos adversos associados ao tratamento durante o pe- ríodo pós-comercialização. Nenhum texto ou documento, nem mesmo a informação sobre o produto, contém uma lista completa dos eventos que podem emergir com o tratamento.

Tratamento de efeitos adversos comuns

Os medicamentos psicotrópicos podem causar muitos efeitos adversos. O manejo de um efeito colateral em particular é semelhante, independentemente do psicotró- pico que o indivíduo esteja usando. Se possível, deve-se substituir o medicamento por outro, com efeitos benéficos similares, mas com menos efeitos indesejáveis. Nas seções sobre medicamentos específicos, os efeitos adversos comuns e seu tratamen- to são descritos detalhadamente.

Contato